O Ibovespa encerrou o pregão, desta quinta-feira (22), com alta de 0,16%, aos 130.240 pontos. embalada pelo otimismo que tomou conta do mercado externo e, também, apoiado na Vale (VALE3), que ajudou a puxar os ganhos.
O ambiente positivo no mercado financeiro internacional ocorreu após o balanço divulgado pela fabricante de chips Nvidia ontem (21). A empresa do setor de inteligência artificial (IA) reportou números acima da expectativa de analistas, e disparou mais de 16% em Wall Street.
Já as ações da Vale subiram 1,07% antes da divulgação do balanço da empresa, ajudando a ampliar os ganhos do Ibovespa.
No campo macroeconômico, após reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ficou decidido que o governo encaminhará um projeto de lei para a reoneração da folha de pagamentos. O presidente Lula concordou com o retorno da desoneração até que se encontre uma solução que agrade a todos os lados do debate.
Hoje, o Banco Central também divulgou, com alguns dias de atraso, o Boletim Focus, normalmente divulgado às segundas-feiras. O atraso ocorreu devido à paralisação de servidores;
Os analistas consultados elevaram de 1,60% para 1,68% a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) este ano.
Nas negociações do dia, o dólar subiu 0,30%, negociado a R$ 4,9530 no mercado à vista.
Destaques do Ibovespa
Além da Vale, o destaque positivo do Ibovespa hoje foi o Magazine Luiza (MGLU3), cujas ações tiveram alta de 7,65%.
Do lado negativo, a Petrobras (PETR4) caiu 0,75% e a WEG (WEGE3), -3,17%, mesmo após ganhos com o balanço.
O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) liderou as quedas, com recuo de 5,39%, após o balanço do quarto trimestre de 2023 refletir as incertezas do mercado sobre uma recuperação mais concreta da empresa.
Mercado externo
Embalados pela Nvidia, as bolsas de Nova York terminaram o pregão de hoje em clima muito favorável.
O Dow Jones subiu 1,18%; o S&P 500, +2,11%; e o Nasdaq, +2,96%.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias