O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (13) em alta, acompanhando o movimento das bolsas americana após a divulgação da inflação nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,18%, aos 118.175 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, com uma agenda mais esvaziada no Brasil, os investidores repercutiram hoje a inflação norte-americana, medida pelo CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês), que teve alta de 0,6% agosto, dentro do consenso do mercado, mas acelerando frente ao avanço de 0,2% de julho.
O número era bastante aguardado porque pode ser decisivo para a próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), em que a instituição vai decidir sobre o rumo das taxas de juros no país, hoje entre 5,25% e 5,50% ao ano.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar perdeu força frente ao real, com queda de 0,72%, cotado a R$ 4,917 na compra e na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As varejistas, empresas de crescimento e as instituições ligadas ao mercado interno foram destaques do Ibovespa. As ações ordinárias da Locaweb (LWSA3) subiram 3,20%, as da Arezzo (ARZZ3), 2,35%, e as do Carrefour (CRFB3), 3,97%.
Mercado externo
Em Nova York, S&P 500 e Nasdaq tiveram leves altas de, respectivamente, 0,12% e 0,29%. O Dow Jones fechou em queda de 0,20%.
Redação ICL Economia com informações das Agências