Ibovespa sobe 0,25% com anúncio de Haddad no comando da Fazenda

Dólar sobe 0,52% frente ao real, cotado a 5,25%
9 de dezembro de 2022

O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (9) em alta após o anúncio de Fernando Haddad como ministro da Fazenda do governo Lula.  O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,25%, a 107.520 pontos.

Segundo analistas do mercado financeiro, as ações que garantiram o desempenho positivo da bolsa neste pregão foram as de empresas exportadoras de minério de ferro, com destaque para a Vale, que tem o maior peso na composição do Ibovespa. Os papéis da mineradora avançaram 3,33%.

O nome do futuro ministro da Fazenda, anunciado hoje pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, era bastante aguardado pelo mercado financeiro. Nascido em São Paulo, Haddad, de 59 anos, se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), se especializou em Direito Civil e fez mestrado em economia e doutorado em filosofia pela mesma universidade.

A pasta do Ministério da Fazenda será criada a partir do desmembramento do atual Ministério da Economia – que também dará origem às pastas de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Nas negociações do dia, o dólar subiu 0,52% frente ao real, cotado a 5,25%.

Os destaques do dia do Ibovespa

Além da Vale, as ações ordinárias da CSN Mineração (CMIN3) e da CSN (CSNA3) ganharam 10% e 5,18%, e foram as maiores altas do Ibovespa, seguindo também a alta da commodity.

As maiores quedas do Ibovespa ficaram, majoritariamente, com companhias ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da Yduqs (YDUQ3) perderam 5,83%, as da Hapvida (HAPV3), 5,02% e as da Rede D’Or (RDOR3), 4,83%.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, os principais índices fecharam em queda. O Dow Jones recuou 0,90%, o S&P 500, 0,73%, e o Nasdaq, 0,70%.

Redação ICL com informações das Agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.