O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (20) em alta. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,45%, aos 118.083 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o Itaú Unibanco ficou entre os principais suportes do dia, em pregão que marcou a véspera do vencimento de opções sobre ações. Os papéis do banco avançaram 1,86% neste pregão.
O Brasil teve mais um dia de agenda vazia, sem divulgação de indicadores relevantes, com recesso no Congresso Nacional e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornando de viagem ao exterior. Nesta quarta-feira (19), Lula foi a Cabo Verde e se reuniu com o presidente do país, José Maria Neves.
No exterior, um indicador relevante foi o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego. Segundo o Departamento do Trabalho, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 9 mil na semana encerrada em 15 de julho, para 228 mil em dado com ajuste sazonal.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em alta de 0,36% frente ao real, a R$ 4,802 na compra e a R$ 4,803 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Além das preferenciais do Itaú (ITUB4), as ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3) também subiram 1,10%. O Ibovespa teve ajuda ainda da Petrobras (PETR3) e da 3R Petroleum (RRRP3) que subiram, respectivamente, 0,77% e 0,82%, com a perspectiva de uma economia mais aquecida nos Estados Unidos dando suporte à commodity, bem como desenrolares da Guerra da Ucrânia.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, a Nasdaq recuou 2,05%, o S&P 500 caiu 0,68% e o Dow Jones subiu 0,47%.
Redação ICL Economia com informações das Agências