O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (20) em alta, puxado pelas ações da Vale, Petrobras e outras exportadoras de commodities, com destaque para petróleo e minério de ferro. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,77%, a 117.171 pontos.
Segundo analistas financeiros, o mercado externo operou, em geral, em queda repercutindo a piora da inflação na Europa, com inflação ao produtor na Alemanha vindo bem alta, e também pela renúncia da primeira ministra britânica, Liz Truss.
Nos Estados Unidos, o número de novos pedidos de seguro-desemprego veio aquém do esperado, sendo que o mercado esperava aumento. Os novos pedidos ficaram em 214 mil na semana terminada em 15 de outubro, ante consenso de 230 mil.
Com a inflação elevada, sinais de uma economia aquecida nos Estados Unidos tendem a sinalizar que o Federal Reserve terá de continuar a subir os juros.
No cenário local o foco do mercado continua com as eleições para a Presidência da República, que têm segundo turno marcado para 30 de outubro. Na noite de ontem, o Datafolha divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos. Segundo os dados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 49% da preferência dos eleitores, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro tem 45%. No caso dos votos válidos, Lula tem 52% e Bolsonaro, 48%.
O dólar perdeu 1,07% frente ao real, cotado a R$ 5,217 na compra e a R$ 5,218 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3) saltaram 4,68% nas negociações do dia, sendo a maior alta do Ibovespa. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3PETR4), por sua vez, ganharam 2,68% e 2,96%
Já as companhias ligadas ao cenário interno foram, novamente, destaques negativos do Ibovespa. As ações ordinárias da Americanas (AMER3) recuaram 13,77%, as da Via (VIIA3), 7,06% e as da Cyrela (CYRE3), 3,48%.
Bolsas norte-americanas
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,30%, 0,80% e 0,61%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências