O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (5), puxado pelos ganhos das ações da Petrobras. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,83%, a 117.198 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiros, no Brasil, os investidores continuam atentos com as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que seguem se movimentando em busca de apoios depois de um primeiro turno eleitoral muito mais apertado do que o esperado.
Apesar de num primeiro momento os resultados do 1º turno terem repercutido positivamente entre os investidores, analistas alertam que a moeda pode começar a ficar mais sensível ao noticiário eleitoral diante da perspectiva de uma disputa apertada no 2º turno.
Dados sobre a produção industrial também repercutem no mercado. Segundo o IBGE, o índice do segmento caiu 0,6% na passagem de julho para agosto. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 2,8%. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%.
No mercado externo, continuam as preocupações com a inflação na Europa e nos Estados Unidos. Segundo analistas, dados divulgados sobre emprego e indústria nos EUA até animaram o mercado com a possibilidade de que o Federal Reserve (BC dos EUA) poderia moderar seu ritmo de aperto monetário de forma a poupar o crescimento, portanto, a avaliação posterior, foi de que o FED não tem muito o que fazer no momento, a não ser persistir com a normalização dos juros.
Nas negociações do dia, o dólar subiu 0,31% frente a moeda brasileira, a R$ 5,183 na compra e a R$ 5,184 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras (PETR4;PETR3) subiram, respectivamente, 3,76% e e 3,54% no Ibovespa. As ordinárias da 3R Petroleum (RRRP3) ganharam 3,49% e as da PetroRio (PRIO3), 3,20% durante as negociações do Ibovespa.
Bolsas norte-americanas
Em Nova York, nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,14%, 0,20% e 0,25% – isso, porém, após dois dias consecutivos de fortes altas.
ICL Economia com informações das Agências