O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (17) em alta, em meio à valorização das ações da Petrobras e Vale. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,38%, a 113.624 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o Ibovespa também avançou impulsionado pelos índices americanos e pela redução na expectativa de inflação brasileira mostrada pelo boletim Focus do Banco Central.
O mercado reduziu de 5,71% para 5,62% a estimativa de inflação para este ano – 16ª queda seguida da estimativa. Os economistas elevaram ainda de 2,70% para 2,71% a previsão de alta do PIB em 2022.
O Banco Central divulgou também que o Índice de Atividade Econômica registrou retração de 1,13% em agosto na comparação com o mês anterior. Foi o maior tombo mensal desde março de 2021, quando foi registrada queda de 3,6%. O resultado negativo também interrompeu dois meses de expansão do indicador.
No mercado externo, os avanços dos índices ocorrem após o lucro do Bank of America no terceiro trimestre vir acima das expectativas, dando continuidade aos bons resultados de bancos informados na semana passada. Os mercados globais trabalham no momento com alívio após declarações do novo ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, que disse que alguns impostos subirão e será necessário cortar despesas, revertendo medidas do estímulo econômico apresentado por seu antecessor.
Já a China decidiu adiar a publicação de seus dados do PIB para o terceiro trimestre, assim como de outros indicadores econômicos que deveriam ser divulgados esta semana.
O dólar recuou 0,37% frente ao real nas negociações do dia, cotado a R$ 5,302 na compra e a R$ 5,303 na venda.
Os destaques do Ibovespa do dia
Entre as maiores altas do Ibovespa ficaram companhias de crescimento e também as ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da CVC (CVCB3) subiram 9,18%, as preferenciais da Azul (AZUL4), 6,58% e as ordinárias da Locaweb ([ativo=LWAS3]), 5,37%.
Do lado negativo, as ações ordinárias da MRV (MRVE3) recuaram 11,42%, após a construtora divulgar uma prévia operacional que desapontou investidores.
Bolsas norte-americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram, respectivamente, 1,86%, 2,65% e 3,43%.
Redação ICL Economia com informações das Agências