O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (18) em alta, em mais um dia marcado pelo bom humor nos mercados internacionais. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,87%, a 115.743.
Segundo analistas do mercado financeiros, os investidores seguem atentos à corrida eleitoral entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. A última pesquisa Ipec mostrou estabilidade no cenário eleitoral, com o candidato petista liderando a corrida presidencial com 51% das intenções de votos contra 43% dos votos.
Ainda no mercado local, ajudou a impulsionar o Ibovespa, a divulgação dos números da Vale ontem sobre a produção e venda. Entre julho e setembro deste ano, a companhia produziu 89,7 milhões de toneladas de minério de ferro, alta de 21% em relação ao trimestre anterior e de 1,1% ante o mesmo período do ano passado. Dados preliminares mostram alta de 1,83% nas ações da mineradora nesta terça.
No mercado externo, o destaque nos Estados Unidos é o início da temporada de balanços corporativos das empresas listadas nas bolsas americanas, que têm trazido números melhores do que o esperado até agora.
O mercado segue também de olho no Reino Unido. Segundo a equipe de análise do BTG Pactual, investidores se mostram mais otimistas com a economia e os negócios britânicos depois do novo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, reverter a maior parte dos cortes tarifários planejados pelo seu antecessor, que haviam desestabilizado o mercado.
O dólar caiu 0,91% frente ao real, cotado a R$ 5,254 na compra e a R$ 5,255 na venda.
Os destaques do Ibovespa do dia
Nas negociações do dia, mesmo com recuo das commodities, as ações da Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) mantiveram-se em território positivo junto com os bancos e sustentaram a alta do Ibovespa, segundo economistas.
Bolsas norte-americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 1,12%, 1,14% e 0,90%.
Redação ICL Economia com informações das Agências