O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (3) em forte alta com agentes financeiros avaliando resultados do primeiro turno das eleições no país, tendo como pano de fundo o forte aumento dos preços do petróleo no exterior. O principal índice da Bolsa brasileira 5,54%, a 116.134 pontos.
Segundo analistas financeiros, os mercados repercutem os resultados das eleições do primeiro turno. Investidores sinalizaram positivamente a formação da Câmara e do Senado formada, em grande parte, por aliados do presidente Bolsonaro, uma vez que eles apresentam uma agenda mais pró-mercado. Contudo, independentemente de quem vencer a disputada presidencial, a principal preocupação dos investidores para o próximo governo segue sendo a agenda fiscal e a trajetória dos gastos públicos.
Hoje, os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,88% para 5,74% a estimativa de inflação para este ano. Os economistas também projetam uma alta maior do PIB e estabilidade da taxa de juros até o fim de 2022.
No cenário externo, os preços do petróleo subiam mais de US$ 4, à medida que a Opep+ considera reduzir a produção em mais de 1 milhão de barris por dia (bpd), como forma de sustentar os preços com o que seria seu maior corte desde o início da pandemia.
Os destaques do Ibovespa do dia
As ações das estatais foram destaque entre as maiores altas por peso no Ibovespa – os papéis ordinários e preferencias da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram, respectivamente, 8,86% e 7,99%, os ordinários do Banco do Brasil (BBAS3), 7,63%.
As ações preferenciais da Gol (GOLL4) e da Azul (AZUL4) ignoraram a alta de 4,12% do barril de petróleo Brent no Ibovespa – que se deu após a Opep sinalizar uma queda da produção diária- , e subiram 12,54% e11,35%, na sequência.
As ações ordinárias da Sabesp (SBSP3), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, subiram 16,94% e as preferenciais da Cemig (CMIG4), Companhia Energética de Minas Gerais, 10,69% – nos dois estados “donos” das autarquias, representantes mais à direita ficaram na frente nas eleições.
Bolsas norte-americanas
Em Nova York, nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 2,66%, 2,59% e 2,27%.
Redação ICL Economia com informações das Agências