O Ibovespa fechou o pregão sexta-feira (06) em alta, com investidores de olho na primeira reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,23%, a 108.964 pontos. Com o resultado desta sexta, o Ibovespa acumulou queda de 0,70% na primeira semana do ano.
Segundo analistas do mercado financeiro, o cenário político segue chamando a atenção dos investidores. O principal destaque de hoje fica com a primeira reunião ministerial do governo Lula. Durante a abertura, o presidente afirmou que o governo tem uma tarefa “árdua”, mas “nobre”, pregou boa relação com o Congresso e união para acabar com as “brigas familiares”.
A expectativa do mercado é que haja um alinhamento da equipe, depois de uma semana marcada por diversas declarações feitos pelos novos ministros, sobretudo relacionadas à economia.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em queda de 2,16, cotado a R$ 5,235 na compra e R$ 5,236 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações da Vale, empresa com maior peso na composição do Ibovespa, avançaram 1,58%, acompanhando a valorização do minério de ferro no exterior e impulsionando o índice. Já os papéis da Petrobras, que subiram nos últimos pregões, recuaram em torno de 0,60%.
Mercado Externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 2,13%, 2,28% e 2,56%, após a publicação de dados macroeconômicos referentes à economia norte americana.
Redação ICL Economia com informações das Agências