O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (6) em leve, na contramão do clima negativo nos mercados externos. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,31%, a 117.561 pontos. Veja mais cotações. Segundo analistas do mercado financeiro, a Petrobras voltou a puxar os ganhos na bolsa, subindo pouco mais de 3%.
Amanhã, o mercado aguarda a divulgação do relatório sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos. Dados desta semana têm sugerido que a economia dos Estados Unidos estaria perdendo fôlego. Isso levantou esperanças de que o Federal Reserve (BC dos EUA) poderia subir sua taxa de juros em dose menor do que o esperado.
No Brasil, as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) seguem se movimentando em busca de apoios depois de um primeiro turno eleitoral muito mais apertado do que o esperado. Devido a movimentação política no país, analistas temem que a moeda pode começar a ficar mais sensível diante da perspectiva de uma disputa acirrada no 2º turno.
Os destaques do Ibovespa do dia
Nas negociações do dia, o dólar teve alta de 0,50%, cotado a R$ 5,20. As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram 2,95% e 3,41%, respectivamente. Entre as maiores altas do Ibovespa, figuraram também as ações ordinárias da Via (VIIA3), com mais 8,03%, as da Cogna (COGN3), com mais 6,85%, e as da Méliuz (CASH3), com mais 6,30%.
No campo negativos, as ações da Vale (VALE3) fecharam em queda de 1,83%, em sessão de realização de lucros após seis altas seguidas, período em que acumulou elevação de 13,7%.
Bolsas norte-americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 1,15%, 1,03% e 0,68%.
Redação ICL Economia com informações das Agências