Ibovespa sobe 1,53% puxado pelos preços do petróleo no exterior

Dólar fecha em queda de 0,40%, cotado a R$ 5,18
11 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (11) em alta, impulsionado pelo avanço dos preços do petróleo no exterior. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,53%, aos 112.517 pontos, em sua 6ª alta consecutiva.

Segundo analistas do mercado financeiro, investidores repercutiram hoje dados de vendas no varejo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta manhã, além de continuarem de olho nos desdobramentos da invasão de terroristas bolsonaristas em Brasília no último domingo (8).

No Brasil, as atenções ficaram voltadas para a divulgação da Pesquisa Mensal do Comércio de novembro pelo IBGE. Naquele mês, as vendas no varejo caíram 0,6% na comparação mensal e subiram 1,5% na comparação anual.

A alta dos preços do petróleo no mercado internacional também ajudou a impulsionar alguns ativos no pregão do Ibovespa, com as petrolíferas entre os destaques positivos da sessão.

Já no exterior, as atenções continuam voltadas para os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Ontem, o presidente do BC dos Estados Unidos fez um discurso que era bastante aguardado pelos investidores, mas não comentou sobre o rumo da política monetária no país.

Nas negociações do dia, o dólar fechou em queda de 0,40%, cotado a R$ 5,18.

Os destaques do dia do Ibovespa

Entre as principais altas do Ibovespa, ficaram as ações ordinárias da 3R Petroleum (RRRP3), com mais 13,64%, as da PetroRio (PRIO3), com mais 7,76%, e as da Minerva (BEEF3), com mais 7,73%.

Mercado externo

Em Nova York, os benchmarks Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram, respectivamente, 0,80%, 1,28% e 1,76%.

Redação ICL Economia com informações das Agências

 

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.