Com apoio do ICL, padre Júlio Lancellotti e músico João Gordo iniciam campanha para ajudar população em situação de rua no frio

Com a massa polar chegando nesta noite, a situação é de emergência. População em situação de rua precisam receber cobertores
17 de maio de 2022

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, e o roqueiro João Gordo, com o apoio do ICL, lançaram uma vaquinha online, nesta terça-feira (17), durante apresentação do programa ICL Notícias, para arrecadar dinheiro para a compra de cobertores que serão distribuídos à população em situação de rua de São Paulo a partir desta noite, diante da chegada de uma massa polar, segundo previsão meteorológica.

Dados da prefeitura apontam que o número de pessoas sem teto na capital subiu de cerca de 24 mil em 2019 para quase 32 mil no ano passado. Segundo especialistas, os números podem ser ainda maiores.

As temperaturas devem cair nesta semana na cidade com a chegada de uma massa polar, com previsão de mínima de 6°C para esta quarta-feira (18).

A Prefeitura de São Paulo anunciou na segunda-feira (16) centenas de vagas emergenciais para acolhimento da população em situação de rua, mas o padre Júlio Lancellotti questiona a burocracia. “Desde ontem, encaminhei várias pessoas, sem roupa e com frio, para os abrigos emergenciais e não aceitaram porque não tinham papel, não havia o carimbo oficial, precisava de relatório. Isso não pode. Número não morre de frio. Gente morre de frio”, afirmou o padre.

Também engajado no acolhimento da população em situação de rua, está o músico da banda Ratos de Porão João Gordo. Em paralelo, ele tem um projeto de doação de marmitas veganas para essas pessoas desde 2021.

“Já entregamos muitas marmitas durante toda a pandemia. Agora, é muito difícil ficar indiferente ao inverno em São Paulo. Precisamos, realmente, de agasalho, cobertores, bebidas quentes. Estamos na batalha. O que o governo não faz, a gente pega”, afirma João Gordo.

População em situação de rua precisa de medidas de emergência


Na avaliação do economista e fundador do ICL, Eduardo Moreira, o que transforma o mundo é a “mudança estrutural” e não a filantropia, por ser passageira. “Mas, com o frio chegando nesta noite, a situação é de emergência. Os moradores de rua precisam ser atendidos rapidamente enquanto lutamos pela mudança estrutural”, disse Moreira durante no ICL Notícias desta terça.

O padre Júlio Lancellotti ressalta que a mudança estrutural tem de começar internamente nas pessoas para, então, cada uma delas, partir para mudanças maiores.

Para contornar a situação de emergência, o ICL se comprometeu a repor os 6% de comissão cobrado pelo site onde está sendo feita a vaquinha.

Até o momento (16h52 de 17 de maio), a campanha já havia arrecadado mais de R$ 100 mil, com doação de cerca de mil apoiadores. 

Para as doações, basta seguir as instruções no site:
www.icl.com.br/vakinha

Redação ICL Economia

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.