Os mercados globais devem continuar reagindo, esta semana, aos acontecimentos à medida em que a guerra continua. A expectativa de hoje (21) gira em torno da reunião de líderes da OTAN e de países membros da União Europeia, que devem discutir os rumos dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.
No Brasil, mesmo em meio às incertezas vindas do exterior e à divulgação de fracos dados macroeconômicos, o Ibovespa conseguiu alcançar ganhos na sexta-feira (18) e fechou o dia positivo com avanço de 1,98%. A alta foi impulsionada especialmente por ações ligadas às commodities que possuem grande peso em nosso índice. Os destaques ficaram com empresas ligadas ao petróleo, à mineração e à siderurgia.
No exterior, apesar da abertura em queda, os mercados de Nova Iorque também conseguiram reverter o movimento negativo e fecharam o dia com ganhos. A NASDAQ liderou as altas com avanço de 2,05% na última sexta-feira. Na Europa, as quedas também puderam ser revertidas, o CAC 40 que recuava ao longo do dia fechou próximo à estabilidade e com leve alta de 0,01% e o Stoxx 600 avançou 0,91%.
O Boletim “Economia para Todos” do Investidor Mestre destaca que os preços do petróleo voltaram a avançar nesta manhã (21) com a sinalização da Rússia de que o fim das negociações não está próximo. A notícia aconteceu após a Ucrânia rejeitar uma exigência russa para deposição de suas armas e retirada de tropas da região de Mariupol. Ao mesmo tempo, lideranças europeias discutem, ainda hoje, possíveis sanções ao petróleo russo.
O Boletim também chama a atenção para o fato de que as bolsas asiáticas fecharam sem uma direção única. A manutenção da taxa de juros chinesa fez com que os ganhos fossem diminuídos na Ásia. Na Europa, os principais índices operam com ganhos e o Stoxx 600 avança 0,28% até o momento.
Indicadores econômicos da semana
Esta semana não conta com a divulgação de muitos indicadores, tanto no Brasil quanto no exterior. No Brasil, o IPCA 15 trará prévia para a inflação de março na sexta-feira (25), além da ata do Copom na terça (22).
No mercado externo, o destaque é para os PMIs, os índices dos gerentes de compras, com os últimos resultados para indústria e serviços. Após a decisão do Federal Reserve (Fed), que subiu os juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, os investidores seguem monitorando os próximos passos da autoridade monetária. Nesta segunda-feira (21), o presidente do BC americano, Jerome Powell, faz um discurso em um evento para empresários às 13h (horário de Brasília).
Redação ICL Economia
Com informações do Boletim “Economia para Todos”