Inteligência artificial da Petrobras consegue investigar enriquecimento ilícito de funcionário

Antes da implementação dessa tecnologia, a verificação de patrimônios era realizada manualmente, o que demandava horas de análise dos funcionários.
7 de agosto de 2024

A Petrobras desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial voltada para identificar e monitorar bens de pessoas e empresas que possuem dívidas com a companhia, com o objetivo de recuperar recursos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7).

A ferramenta, chamada Lê-AI, além de acompanhar os devedores da empresa, também tem a capacidade de detectar bens ocultos durante investigações relacionadas a funcionários e gestores suspeitos de enriquecimento ilícito.

Segundo comunicado da empresa, o programa já está sendo utilizado em análises de casos reais onde a Petrobras pode ter direito a recuperar valores devidos.

“A ferramenta amplia sobremaneira nossa capacidade de identificar o patrimônio de terceiros devedores da Petrobras e também de mapear eventuais casos de enriquecimento ilícito de empregados e gestores da companhia”, comenta Mário Spinelli, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.

Com inteligência artificial, Petrobras economizará 90% do tempo dedicado a essas análises

A ferramenta é capaz de ler documentos registrados em cartórios públicos, sejam eles em formato de doc, PDF, fotos de texto ou manuscritos, consolidando esses dados e listando os bens de empresas e pessoas. O programa também cria tabelas a partir das informações coletadas e pode responder a perguntas.

Spinelli explica que, antes da implementação dessa tecnologia, a verificação de patrimônios era realizada manualmente, o que demandava horas de análise dos funcionários. Com o uso da inteligência artificial, a equipe responsável já consegue economizar 90% do tempo dedicado a essas análises.

Com informações do G1

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.