O presidente Lula, ao receber prêmio da Goalkeepers, fundação de Bill Gates e Melinda Gates, declarou que bilionários não podem “ter mais dinheiro que o Reino Unido ou o Brasil”. A declaração foi feita no discurso de agradecimento ao prêmio, na cerimônia realizada na noite de segunda-feira (23), no Jazz Lincoln Center, em Nova Iorque.
Lula foi aplaudido de pé por uma plateia de milionários e bilionários, como o próprio fundador da Microsoft, que entregou o prêmio a Lula. O tema da premiação deste ano é o combate à fome e à extrema pobreza.
No discurso, o presidente do Brasil ainda disse: “O problema do mundo não é falta de dinheiro. O problema é que você tem hoje no planeta Terra cinco mega empresários que têm mais dinheiro do que 10 países. Isso não tem explicação. Eu não sou contra ninguém ser rico, eu sou contra as pessoas serem pobres”.
Bill Gates: ‘Lula é inspirador’
Antes de entregar o prêmio, o fundador da Microsoft falou da vida de Lula, destacando sua infância pobre e sua trajetória até se tornar presidente da República. Afirmou que Lula é “inspirador” e elogiou a implementação de programas sociais de combate à fome.
Lula também dedicou elogios à iniciativa de Bill Gates, classificando como “louvável” a criação da Goalkeeper das doações pessoais de Gates às causas humanitárias. No entanto, Lula disse que não são elas que acabarão com a fome no mundo, e sim as “políticas públicas”.
“O rico não precisa do Estado. A classe média-alta não precisa do Estado. Quem precisa do Estado são as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, que não têm uma profissão, que não conseguiram inventar uma Microsoft, que não têm condições. Essas pessoas precisam do Estado”.
No evento com Gates, Lula também mencionou Elon Musk, dono da plataforma X e também bilionário, em queda de braço o Supremo Tribunal Federal (STF), desde que o Alexandre de Moraes bloqueou a rede social no Brasil por descumprimento de ordens judiciais.
“Os mais ricos do mundo estão fazendo foguete e tentando encontrar lugar para morar fora da Terra, e não tem! Nós vamos ter que aprender a cuidar da Terra”, afirmou Lula, em referência ao fato de Musk ser dono da empresa espacial Space X, que pesquisa condições de vida em Marte.
Do ICL Notícias