Mais da metade dos brasileiros é contra privatização da Petrobras, diz pesquisa

PoderData aponta que 54% dos brasileiros são contrários à privatização da empresa, apesar dos ataques contra a imagem da companhia feitos pela direita e pelo governo Jair Bolsonaro
1 de abril de 2022

Pesquisa PoderData, realizada entre os dias 27 e 29 de março, aponta que 54% dos brasileiros são contrários à privatização da Petrobras, como defendido por Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, divulgado pelo site Poder360, apenas 30% da população apoia que a empresa seja controlada pela iniciativa privada. Outros 16% dos entrevistados não se posicionaram sobre o assunto.

Ainda segundo o PoderData, em agosto de 2017, 58% dos entrevistados se mostraram contrários à possibilidade de privatização da petroleira. A comparação entre as duas pesquisas aponta que apesar dos ataques da direita e do governo Bolsonaro contra a imagem da Petrobrás ao longo dos últimos anos, o povo brasileiro segue confiando que a companhia deve continuar sob a administração da União.

Os ataques contra a empresa foram inclusive denunciados pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na última quarta-feira (30). “O presidente culpa a Petrobras pelo preço do combustível porque ele nunca assume a responsabilidade por seus atos. Mas também porque ele quer desgastar a imagem da Petrobras perante o povo para privatizá-la, algo que ele não vai conseguir”, disse Dilma em entrevista à agência de notícias argentina Télam.

A pesquisa, realizada por telefone entre 27 e 29 de março, ouviu 3.000 pessoas. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-06661/2022.

Brasil 247

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.