Mercado costuma reagir mal a qualquer nome indicado pelo PT, diz Nelson Barbosa

Comentário foi feito em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade do ex-ministro Aloízio Mercadante, indicado pelo PT, assumir o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
13 de dezembro de 2022

O ex-ministro da Fazenda e do Planejamento Nelson Barbosa afirmou na segunda-feira (12) que o mercado costuma reagir mal a qualquer nome indicado pelo PT, mas que foi o partido que ganhou a eleição presidencial em outubro. O comentário foi feito em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade do ex-ministro Aloízio Mercadante assumir o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com levantamento do grupo de transição, os financiamentos no setor de infraestrutura do BNDES estão no menor patamar de participação no PIB de sua história

Uma das principais propostas da equipe de transição é a trazer o BNDES para o Ministério da Indústria e Comércio. Também está em estudo incorporar a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Indicado pelo PT, Fernando Haddad também foi alvo de críticas pelo mercado

indicado pelo PT, ministro da Fazenda, Ministério da Fazenda, agenda de trabalho, haddad, reforma tributária

Crédito: Ricardo Stuckert

“O mercado reage mal a qualquer nome do PT. O PT ganhou a eleição e eu acho que o Mercadante, assim como eu disse sobre o Haddad na semana passada, é um dos principais quadros políticos do PT e do Brasil”, explicou o integrante da equipe de Economia do governo de transição.

Segundo Barbosa, as flutuações de mercado acontecem, mas à medida em que o governo apresenta seus projetos e propostas esse ruído será eliminado.

Os rumores de que o petista Mercadante era cogitado para comandar o BNDES ou a Petrobras pressionaram os ativos financeiros, como o Ibovespa e o dólar fechou com alta de 1,39%, indo a R$ 5,30. Fatores externo também afetaram as cotações.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.