A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (29) novas formas de comercialização do gás natural. De acordo com a companhia, tratam-se de prazos, indexadores e locais de entrega diversificados, com o objetivo de assegurar a sua competitividade nas chamadas públicas em curso pelas distribuidoras estaduais e também no livre mercado.
Entre as mudanças anunciadas pela estatal está o retorno do indexador gás-gás (Henry Hub), além do indexador de petróleo cru (Brent). Segundo a empresa, a adoção dessa medida amplia as opções de prazos contratuais e fortalece sua competitividade na disputa por mercado.
Prazos contratuais da Petrobras
Além dos dois indexadores, a estatal também lançou cinco prazos contratuais diferentes. Outra estratégia para conquistar novos clientes é a diversificação nos locais de entrega do produto. Numa delas, a Petrobras é responsável pela contratação da entrada no sistema de transporte e o cliente é responsável pela contratação da saída. Na outra, a companhia fica responsável tanto pela entrada como pela saída do gás transportado.
“Além da diversificação, as condições comerciais da Petrobras buscam dinamizar ainda mais o ambiente competitivo e o processo de abertura de mercado ao possibilitar, entre outros, a redução de volumes contratados pelas distribuidoras estaduais em caso de migração de volumes de clientes cativos para o ambiente livre, além de maior flexibilidade na gestão de suprimento das distribuidoras com a inclusão de opção de descontratação para os volumes que superem dois terços dos volumes comercializados em cada zona de concessão”, disse a empresa, em comunicado.