No entendimento das autoridades envolvidas nas negociações, como o fundo ficou paralisado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e só foi retomado este ano pelo presidente Lula, não houve tempo hábil para elaboração de propostas de impacto para este ano.
Segundo especialistas, reforma tem como um dos pilares a defesa do meio ambiente dentro do sistema tributário, mas, ao mesmo tempo, beneficia alguns dos setores mais poluentes do país, como o agronegócio, a cadeia automotiva e o setor de aviação.
Levantamento feito pela ONG FASE aponta que 71% da vazão das águas subterrâneas para o setor não apresenta informação sobre o aquífero de origem. Descontrole se dá, especialmente, em órgãos estaduais.
Papéis pagarão juros de 6,5% ao ano
Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ideia é que a retomada seja feita de forma gradual e funcionará como um estímulo à indústria nacional.
Agropecuária é responsável por 75% das emissões do país. Para André Campedelli, economista do ICL, mercado de carbono amplia as desigualdades entre países e mudança climática existe. "Para melhorar a questão climática, temos que pegar muito mais as questões estruturais", disse.
Além disso, afirmou que, apesar da disparada do petróleo, Petrobras tem condições de manter preços dos combustíveis
Ministério da Fazenda abriu consulta pública sobre o tema
Recursos captados de investidores internacionais, por meio da emissão de títulos públicos, serão direcionados para projetos ambientais e para promoção de ações na área social, em iniciativas de combate à pobreza e geração de empregos
Ações integram política de desenvolvimento sustentável do governo