Declaração de Biden foi considerada "insana", com questionamentos sobre a senilidade do presidente, condição que o fez desistir da disputa à reeleição nos EUA.
Para além da tragédia humana, aumento de preços dos combustíveis e alta do dólar são variáveis que podem ser impactadas pelo conflito na região, que é produtora de petróleo.
"Tem muita coisa que está fazendo com que o mundo esteja atento ao que está acontecendo nos Estados Unidos e o dólar está se valorizando frente às demais moedas", disse o ministro da Fazenda, que está nos EUA para participar de uma série de reuniões.
Dados da Abicom mostram que a defasagem da gasolina no Brasil em relação à cotação no exterior fechou a semana passada em 17%.
Presidente Lula e comitiva estão em viagem ao Oriente Médio para participar da COP28, em Dubai, e estreitar laços comerciais com países da região. Sauditas estudam investimentos em áreas do Novo PAC.
Durante o discurso para empresários e ministros na Arábia Saudita, Lula afirmou que o Brasil pode alcançar uma balança comercial na casa dos US$ 1 trilhão e sugeriu a criação de um investimento cruzado entre a Petrobras e a Arábia Saudita para produzir fertilizantes em larga escala.
Afirmação é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que estiveram ontem com o secretário-geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), Haitham al-Ghais.
Ontem (9), o ministro da Fazenda reconheceu a existência de um cenário externo desafiador, mas destacou que o avanço da agenda econômica interna deve proteger a economia brasileira de possíveis desdobramentos
Enquanto a Argentina é o principal destino dos bens manufaturados, especialmente a automotiva, o Oriente Médio compra mais carnes de aves (17%), milho (16%), minério de ferro (14%), soja (11%), açúcares e melaços (10%) e carne bovina (5%)