Assuntos relacionados

Política Monetária

Publicado em 31 de janeiro de 2024

Essa foi a quinta redução seguida na Selic, que agora está no menor patamar desde março de 2022 (10,75%). Comunicado do colegiado fala em "serenidade" e "moderação" na condução da política monetária diante de cenário global desafiador.

Veja Mais
Publicado em 31 de janeiro de 2024

Em comunicado divulgado com a decisão, o banco central norte-americano apontou que a inflação vem diminuindo, mas ainda permanece elevada.

Veja Mais
Publicado em 21 de dezembro de 2023

A previsão de cortes, segundo Campos Neto, se baseia nas variáveis atuais do cenário econômico, como queda de preços e diminuição na taxa de juros de longo prazo no exterior, além das medidas de equilíbrio fiscal do governo.

Veja Mais
Publicado em 13 de dezembro de 2023

Trecho do comunicado divulgado com a decisão diz: "Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões".

Veja Mais
Publicado em 6 de dezembro de 2023

O mandatário da Fazenda deu as declarações na Alemanha, onde está em viagem com o presidente Lula e outros ministros. Aqui no Brasil, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que 2023 foi "ano bom", com crescimento econômico acima do esperado.

Veja Mais
Publicado em 22 de novembro de 2023

Em entrevista ao canal asiático da Bloomberg TV, o presidente do Banco Central disse que é difícil saber onde o ciclo de redução vai terminar, mas salientou que "o corte de 0,50 ponto é o apropriado a seguir nas próximas duas reuniões".

Veja Mais
Publicado em 7 de novembro de 2023

No documento, divulgado na manhã desta terça-feira, a autoridade monetária diz que o crescimento da "incerteza em torno da própria meta estabelecida para o resultado fiscal" levou "a um aumento do prêmio de risco".

Veja Mais
Publicado em 28 de setembro de 2023

Trecho do relatório aponta que "a revisão decorre da elevada surpresa positiva no segundo trimestre" e a previsões "ligeiramente mais favoráveis" para os setores da economia. Para a inflação, BC manteve previsão de 5% este ano.

Veja Mais
Publicado em 28 de setembro de 2023

Ontem (27), Lula e Campos Neto tiveram a primeira reunião após o petista assumir o terceiro mandato. Segundo o ministro da Fazenda, o encontro entre ambos teve o propósito de fazer com que os dois construam uma relação.

Veja Mais
Publicado em 26 de setembro de 2023

O ritmo do corte foi considerado pelos diretores do BC como apropriado nas próximas reuniões para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.

Veja Mais