Vendas parceladas no varejo representam 90% do total

Segundo a pesquisa, mais de 1 milhão de estabelecimentos do varejo, cerca de 47% do setor, têm até metade das vendas parceladas
5 de outubro de 2023

Quase 90% do varejo brasileiro tem suas vendas parceladas sem juros no cartão de crédito. É o que revela uma pesquisa inédita realizada pela CNC, Confederação Nacional do Comércio, que ouviu seis mil empresas de todos os segmentos e portes do país.

Segundo a pesquisa, mais de 1 milhão de estabelecimentos do varejo, cerca de 47% do setor, têm até metade das vendas faturadas dessa forma, movimentando cerca de R$ 1,5 trilhão. Para quase 30% dos varejistas, as vendas parceladas sem juros representam entre 50% e 80% do faturamento. E para outros 13%, a fatia de vendas parceladas é superior a 80%. Cerca de 10% não souberam responder.

Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela pesquisa, observa que o cartão de crédito passou a ser mais usado no período pós pandemia devido às dificuldades no orçamento das famílias.

Para os consumidores, a opção de parcelar sem juros é sempre uma boa alternativa para fazer o dinheiro do mês render mais. A administradora de empresa Celia Negrão costuma usar o parcelamento sem juros para compras acima de 300 reais, mas sempre controla os gastos para não acumular muitas parcelas e acabar se endividando.

Já a pedagoga Emília Feitosa diz que recorre ao parcelamento para tudo que compra.

Na semana passada a CNC entregou ao Ministério da Fazenda, um estudo que embasa o posicionamento da entidade para que seja mantido o parcelamento sem juros, além da racionalização da taxa de juros do rotativo do cartão de crédito.

Da Agência Brasil

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.