O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (24) em alta, mas no acumulado da semana o resultado foi negativo. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,92%, aos 98.829 pontos. Na semana, a queda foi de 3,09%.
Segundo analistas do mercado financeiro, a atenção dos investidores ficou voltada para as decisões sobre a taxa de juros no Brasil e nos Estados Unidos, além dos novos episódios de tensão entre governo federal e Banco Central, após o comunicado do Copom sobre o futuro da Selic no país.
De uma forma geral, o cenário econômico está turbulento em vários países do mundo. No exterior, o clima de aversão ao risco após a crise de confiança com o setor bancário continua a pesar nos mercados. Hoje, as ações do banco alemão Deutsche Bank chegaram a cair mais de 10%, após os swaps de inadimplência do banco, que protegem contra calotes, atingirem o nível mais alto em quatro anos.
No Brasil, os investidores seguem atentos a política monetária, após o Copom ter mantido a Selic em 13,75% ao ano. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ter considerado o comunicado “muito preocupante” porque o colegiado indica a possibilidade de novos aumentos nas próximas reuniões.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também voltou a criticar o Banco Central. Ele disse que vai continuar brigando pela redução de juros no país para que a economia possa ter investimento.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar teve queda de 0,75%, cotado a R$ 5,250 na compra e a R$ 5,251 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As maiores altas do Ibovespa do dia ficaram por conta das ações da BRF SA com alta de 11.35%, seguida das da Estacio Part (YDUQ3) com 10.38% e das Hapvida (HAPV3) com 8.69%.
Na outra ponta, no campo negativo, figuraram os papéis da Cogna (COGN3) com queda de 8.86%, da Locaweb (LWSA3) com 8.02% e da Sendas Distribuidora (ASAI3) com menos 1.96%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaqsubiram 0,41%, 0,57% e 0,31%, respectivamente. Na semana, o primeiro subiu 1,18%, o segundo, 1,39% e o terceiro, 1,66%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências