O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (24) em queda após a aprovação do texto do novo arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados na noite anterior. O indicador ainda acompanhou o desempenho negativo das bolsas no exterior. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 1,03%, aos 108.799 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores repercutiram hoje durante as negociações a aprovação do arcabouço fiscal, que limita os gastos do governo, substituindo o atual teto de gastos, e coloca regras para o crescimento das despesas nos próximos anos.
No exterior, as atenções seguem voltadas à renegociação do das dívidas dos Estados Unidos, que permanece sem nenhum acordo entre os democratas, do presidente Joe Biden, e os republicanos, do presidente da Câmara, Kevin McCarthy.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar caiu 0,37% frente ao real, negociado a R$ 4,954 na venda e na compra.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores quedas do Ibovespa, então, ficaram ações de exportadoras de commodities. Em frigoríficos, as ordinárias da JBS (JBSS3), com menos 4,89%, e as da BRF (BRFS3), com menos 5,55%. No setor de siderurgia e mineração, as ordinárias da Vale (VALE3) perderam 2,27%, as da CSN (CSNA3), 3,81% e as da CSN Mineração (CMIN3), 3,21%.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,77%, 0,73% e 0,61%.
Redação ICL Economia com informações das Agências