O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (22) em queda, devolvendo parte dos ganhos de ontem. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 1,23%, aos 118.934 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores repercutiram hoje a decisão sobre os juros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC), que manteve a Selic em 13,75% ao ano pela 7ª vez consecutiva.
A expectativa dos investidores era de que o colegiado sinalizasse uma redução da taxa básica, o que não ocorreu. Na leitura do mercado, a indicação mais conservadora do comitê indica a possibilidade de um desaperto mais tímido no curto prazo, o que pode ser favorável a uma taxa menor em prazos mais longos.
Segundo a última edição do Boletim Focus, relatório do BC que traz uma mediana das expectativas de economistas para indicadores econômicos brasileiros, a taxa Selic deve encerrar o ano em 12,25% ao ano – ou 1,50 ponto percentual a menos do que o patamar atual.
Nas negociações do dia Ibovespa, o dólar voltou a subir e fechou em alta de 0,08%, vendido a R$ 4,7717.
Os destaques do dia Ibovespa
As maiores quedas do Ibovespa de hoje ficaram com as ações ligadas ao consumo doméstico, como construção, educacionais e varejistas. Os papéis da Via (VIIA3), Magazine Luiza (MGLU3), Cogna (COGN3), CVC (CVCB3), EzTec (EZTC3) e Yduqs (YDUQ3) caíam entre 4,5% e 6%.
Redação ICL Economia com informações das Agências