O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (27) em queda, em dia de realização de lucros no mercado local após ter renovado o maior patamar na sessão de ontem. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 2,10%, aos 119.990 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiros, a queda do Ibovespa foi puxada pelas perdas nas ações da Petrobras e da Vale. Nesta quinta-feira, os investidores acompanharam a divulgação de uma série de indicadores, além da decisão do Banco Central Europeu (BCE) de aumentar os juros da região. Os novos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que vieram bem acima das expectativas, também ficaram sob os holofotes.
Nos EUA, o foco ficou com a expectativa de que o aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tenha terminado e que a economia dos Estados Unidos esteja caminhando para um pouso. Ontem, o órgão elevou os juros americanos em 0,25 pontos.
No Brasil, o governo federal divulgou que a economia brasileira gerou 157,19 mil empregos com carteira assinada em junho deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que os preços ao produtor no Brasil recuaram pela quinta vez seguida em junho e a taxa em 12 meses foi ao menor patamar da série histórica. No mês passado, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) apresentou deflação de 2,72%, depois de ter recuado 2,88% em maio. O resultado levou o índice a acumular em 12 meses queda de 12,37%, maior queda da série histórica iniciada em 2014.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar subiu 0,66% frente ao real, cotado a R$ 4,76.
Destaques do dia do Ibovespa
Na sessão de hoje, os papéis da Petrobras, de grande participação no índice, caíram de mais de 5% e lideraram as maiores quedas do Ibovespa após a petroleira reportar uma queda de 0,6% na produção de petróleo no Brasil e em meio à perspectiva de uma nova reunião do conselho da estatal nesta semana para definir a nova política de dividendos. As ações da Vale, também ligadas as commodities, despencaram.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram 0,67%, 0,64% e 0,55%, com uma baixa que se acentuou no final do pregão.
Redação ICL Economia com informações das Agências