O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (1) em alta, após o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vir acima do esperado. A melhora da economia brasileira animou os investidores e surpreendeu positivamente o mercado. Com isso, o principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,86%, aos 117.893 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores também passaram o dia atentos com os dados de emprego nos Estados Unidos, em busca de sinais sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na política monetária do país, e avaliaram o noticiário mais positivo para a China.
No Brasil, o PIB registrou uma alta de 0,9% no 2º trimestre deste ano, puxada principalmente pelos setores da indústria e de serviços, que cresceram 0,9% e 0,6%, respectivamente. O agronegócio teve uma queda de 0,9%.
Nos Estados Unidos, o destaque ficou com o payroll, que apontou para a criação de 187 mil empregos em agosto, segundo o Departamento do Trabalho. O número veio acima das projeções, que apontavam para 170 mil novas vagas. A taxa de desemprego, no entanto, subiu de 3,5% para 3,8% na relação mensal.
Os dados de um mercado de trabalho menos aquecido nos EUA aumentaram as perspectivas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) possa interromper o ciclo de alta de juros na maior economia do mundo.
Na China, o governo do país anunciou novas medidas para apoiar o setor imobiliário local. A notícia também trouxe otimismo para os investidores.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar caiu 0,21% frente ao real, cotado a R$ 4,940 na compra e R$ 4,941 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Com a alta nos contratos de minério de ferro após o anúncio de medidas para auxiliar o setor imobiliário na China e também um desempenho industrial melhor do que o esperado na Ásia, as ações da Vale lideraram os maiores ganhos da sessão, com alta de mais de 5%.
Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira e acabaram impulsionando os ativos da Petrobras (PETR3;PETR4) no Ibovespa, com ganhos respectivos de 3,33% e 2,16% para os ativos ON e PN.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,33%, o S&P500 teve alta de 0,18% e o Nasdaq teve leve variação negativa de 0,02%.
Redação ICL Economia com informações das Agências