O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (14) em alta, apoiado pelas ações dos setores de mineração e siderurgia e acompanhando também o otimismo das bolsas no exterior. O principal índice da Bolsa brasilera subiu 1,03%, aos 119.392 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, investidores repercutiram hoje a divulgação de números do setor de serviços brasileiro, que vieram positivos, e novos dados econômicos na Europa e nos Estados Unidos.
No mercado doméstido, o destaque do dia foi a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, o setor de serviços cresceu 0,5% frente a junho, na terceira alta consecutiva, em linha com as expectativas do mercado. De acordo com o IBGE, o setor está 12,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,9% abaixo de dezembro de 2022, mês em que registrou o mais patamar da série histórica.
No mercado externo, os investidores se animaram com a notícia de que o banco central chinês decidiu reduzir a taxa de compulsório dos bancos, em mais uma medida para estimular a segunda maior economia do mundo.
Também nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu elevar seus juros em 0,25 ponto percentual, o 10° aumento consecutivo, levando-os a um patamar entre 4,00% e 4,75% ao ano. A alta tem como objetivo seguir controlando a inflação no país.
Na próxima semana, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) também vai decidir as novas taxas de juros dos Estados Unidos, que hoje estão entre 5,25% e 5,50% ao ano. A expectativa do mercado é que o Fed mantenha as taxas no patamar em que estão.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar caiu 0,91% frente ao real, cotado a R$ 4,8721.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações da Vale, de maior composição no Ibovespa, subiram mais de 4% e figuraram entre as maiores altas do pregão, acompanhadas de outros papéis do segmento, como Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), CSN Mineração e Bradespar.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,96%, aos 34.907 pontos; o S&P 500 avançou 0,84%, aos 4.505 pontos; e a Nasdaq teve alta de 0,81%, aos 13.926 pontos.
Redação ICL Economia com informações das Agências