Setor empresarial dos Estados Unidos teme atraso na aprovação do orçamento

Paralisação do Governo nos EUA causará mais incertezas nos negócios que já lidam com a inflação persistente, greves e custos crescentes de empréstimos. A data limite para a aprovação do orçamento do governo no Congresso norte-americano é 30 de setembro
25 de setembro de 2023

O setor empresarial dos Estados Unidos teme que o atraso na aprovação do orçamento, devido à divisão do Congresso norte-americano, acarrete uma “paralisação” do governo. Se for prolongada, a paralisação do governo causará mais incertezas nos negócios que já vêm lidando com a inflação persistente, greves trabalhistas e custos crescentes de empréstimos. A data limite para a aprovação do orçamento do governo no Congresso norte-americano é 30 de setembro, informou a reportagem publicada no site CNN Brasil.

A paralisação, pela falta de aprovação do orçamento, pode não preocupar o mercado de ações ou abalar o Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, a preocupação está na incerteza política. 

Diante da indefinição e sem a aprovação do orçamento para todas as áreas, o governo cortaria o financiamento para contratos, haveria dúvidas sobre o calendário e seriam atrasadas funções essenciais como licenças, passaportes e contratação de controladores de tráfego aéreo.

Os problemas ainda se somam à dispensa de funcionários federais, o que significa que não trabalhariam nem seriam pagos. Outros funcionários federais, considerados “essenciais”, precisariam trabalhar sem remuneração.

Um executivo de um grupo comercial informou para a reportagem da CNN Brasil que a imprevisibilidade que advém de uma paralisação não é boa para os negócios e nem para a confiança dos consumidores.

Indústrias norte-americanas podem sentir o impacto do atraso na aprovação do orçamento e consequente paralisação do governo

Algumas indústrias poderão sentir o impacto mais diretamente, incluindo a turística. Na última paralisação, foram afetados desde pescadores comerciais, que não conseguiram obter certificados para os barcos saírem para pescar durante a temporada; até turistas que não puderam visitar parques e monumentos nacionais, informa a reportagem do site CNN Brasil.

Uma paralisação do governo custaria à economia turística dos Estados Unidos até US$ 140 milhões (R$ 688,13 milhões) por dia, de acordo com uma análise divulgada esta semana pela Associação de Turismo dos EUA.

O grupo comercial destacou uma pesquisa que concluiu que seis em cada 10 americanos cancelariam ou evitariam viagens aéreas em caso de paralisação. Em última análise, os viajantes, as empresas e os trabalhadores pagarão o preço se legislativo não conseguir aprovar uma lei de financiamento provisória, segundo a CNN Brasil.

Ao mesmo tempo, sem aprovação do orçamento,  investidores, economistas e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) podem ficar às cegas. O Departamento de Estatísticas do Trabalho disse que uma paralisação atrasaria a divulgação de dados cruciais sobre inflação e desemprego. Isso forçaria os responsáveis do Fed a tomar decisões importantes sobre as taxas de juro baseando-se em dados privados.

Publicamente, os grupos empresariais apelam aos republicanos e aos democratas para que se unam para a aprovação do orçamento e, assim, para manter o governo aberto. 



Redação ICL Economia
Com informações do site CNN Brasil e das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.