O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (28) em alta, recuperando parte das perdas dos últimos dias. O principal índice da Bolsa brasileira avançou 1,23%, aos 115.731 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o destaque do dia de hoje do Ibovespa ficou com os Estados Unidos com a divulgação dos dados do PIB americano referentes ao segundo trimestre. O indicador foi confirmado em uma alta anualizada de 2,1%, segundo o Departamento do Comércio norte-americano.
Além do PIB, os EUA também divulgaram novos dados de pedidos de seguro-desemprego, que aumentaram 2.000 na semana encerrada em 23 de setembro, para 204.000.
Outro ponto que também segue no radar é uma possível paralisação das atividades do governo norte-americano. O movimento acontece em meio a um impasse com os Republicanos no Congresso dos Estados Unidos para aprovar a proposta de orçamento do próximo ano fiscal no país.
No mercado doméstico, a agenda conta com os dados do Índice de Evolução do Emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto e com o Relatório Trimestral de Inflação (RTI). No documento, o Banco Central manteve sua estimativa de 5% neste ano para a inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A autoridade monetária também elevou de 2% para 2,9% sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. O aumento na projeção ocorre após o anúncio de que o a atividade brasileira cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano e 0,9% no segundo trimestre (de abril a junho).
O BC também projetou uma expansão da economia de 1,8% para o ano de 2024. Essa é a primeira vez que a instituição divulga uma projeção oficial para o PIB do ano que vem.
No Brasil também foi divulgado o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) de setembro. A alta foi de 0,37% este mês, após queda de 0,14% em agosto, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas nesta quinta-feira (28).
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em queda de 0,16% frente ao real, cotado a R$ 5,039 na compra e a R$ 5,040 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa, ficaram companhias ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da CVC (CVCB3) ganharam 7,29%, as do Assaí (ASAI3), 5,39%, e as da Arezzo (ARZZ3), 4,21%.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,35%, 0,59% e 0,83%.
Redação ICL Economia com informações das Agências