Uma nova pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (22), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa de 2º turno.
O petista tem 52% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente. A distância é de 17 pontos percentuais. No levantamento anterior do PoderData, divulgado há 15 dias, Lula (50%) e Bolsonaro (40%) estavam a 10 pontos de distância.
O atual presidente caiu 5 pontos percentuais nos últimos 15 dias. A diferença máxima entre os dois pré-candidatos foi registrada na rodada feita do final de agosto ao início de setembro de 2021, quando estava em 25 pontos.
Lula está próximo de vencer eleição no 1º turno, aponta pesquisa
O cenário para o 1º turno permaneceu estável, registrando oscilações na margem de erro de dois pontos percentuais. Hoje, Lula tem 44% das intenções. Bolsonaro pontua 34%.
Em relação à pesquisa divulgada 15 dias antes, o petista variou 1 ponto para cima, enquanto o chefe do Executivo oscilou 1 ponto para baixo. Ciro Gomes (PDT) manteve 6% dos votos. André Janones (Avante) seguiu com 2%.
Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) apareceram com 1%. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não somaram menções suficientes para pontuar.
Brancos e nulos são 5%, e 4% não souberam responder. Com 44%, o petista tem 1 ponto percentual a menos do que todos os demais candidatos somados (45%), segundo o PoderData. O resultado indica que o ex-presidente está próximo de ganhar a eleição no 1º turno.