O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira em forte queda, em dia que juntou realização de lucros, sinais de inflação forte na Europa e reforço de que o Federal Reserve (Fed) manterá o passo do aperto monetário nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira teve queda de 2,04%, a 111.496 pontos e acumulou baixa de 1,11% na semana – após três semanas de altas consecutivas.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores estão bastante cautelosos com a taxa de juros dos Estados Unidos, após responsáveis do Banco Central local terem dito que será preciso continuar a aumentá-la para controlar a inflação, enquanto delibera quão rápido e quão alto eles devem subir.
No Brasil, o foco segue sobre campanha eleitoral, com destaque para a divulgação, na quinta-feira, da pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.
A Petrobras realizou nesta sexta-feira a Assembleia Geral de Acionistas da Petrobras, aprovou os nomes de oito membros indicados para compor o Conselho de Administração da estatal. A lista de aprovados inclui os nomes do secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Castro, e do procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano. Ambos tinham sido vetados pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, ou seja, tinham sido considerados inelegíveis para o conselho.
O dólar fechou estável, com leve queda de 0,08%, cotado a R$ 5,168 na compra e na venda. Na semana, porém, a moeda americana avançou 1,87%.
Destaques do Ibovespa do dia
Entre as maiores quedas do Ibovespa ficaram as companhias ligadas ao mercado interno e de crescimento. As ações ordinárias da Locaweb (LWSA3), da MRV (MRVE3) e da Magazine Luiza (MGLU3) tiveram baixas de, na sequência, 7,82%, 7,28% e 7,28%.
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4) caíram 4,07% e 5,18%, respectivamente nas negociações do Ibovespa de hoje. As da CSN (CSNA3) e da CSN Mineração (CMIN3) também recuaram 2,84% e 5,09%.
Bolsas norte-americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, as bolsas também operaram no campo negativo. Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram, respectivamente, 0,86%, 1,29% e 2,01%.
Redação ICL Economia com informações das Agências