O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira em alta, recuperando parte das perdas da véspera. O principal índice da Bolsa brasileira fechou o pregão em alta de 0,71%, a 116.160 pontos. Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores estão atentos a transição para a gestão Lula e as eleições para a Câmara dos Representantes e o Senado dos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, o principal evento do dia, que tem mexido com as negociações das bolsas no mundo todo, foram as eleições de meio de mandato. Essas eleições renovam a Câmara dos Deputado, além de um terço do Senado. Para o presidente Joe Biden, é importante que o seu partido conquiste a maioria dos votos para que suas propostas de governo sejam mais facilmente aprovadas.
Ainda nos Estados Unidos segue a expectativa pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de outubro, que será divulgado na quinta-feira (10). O indicador reflete a inflação oficial do país e serve como um farol para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) calibrar suas medidas de política monetária.
No Brasil, o cenário político segue no radar dos negócios. As expectativas giram em torno do anúncio de quem estará na equipe de transição. O mercado também aguarda a definição de quem ocupará os ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com destaque para as pastas mais ligadas à Economia. Mais cedo, o IBGE divulgou que a produção industrial caiu em 12 dos 15 estados pesquisados.
O dólar perdeu 0,56% frente ao real, negociada a R$ 5,144 na compra e na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa, ficaram as ações de mineradoras e siderúrgicas, que acompanharam a recuperação do preço da commodity na China. Os papéis ordinários da CSN Mineração (CMIN3) subiram 9,84%m os da CSN (CSNA3), 3,35% e os da Vale (VALE3), 3,03% no pregão de hoje do Ibovespa.
Mercado financeiro
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 1,02%, 0,56% e 0,49%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências