O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (1º) em queda, com investidores repercutindo a reoneração de combustíveis no Brasil, dados fortes na China, enquanto monitoravam também a atividade econômica nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,52%, aos 104.384 pontos.
Segundo analista do mercado financeiro, refletiu no desempenho do Ibovespa, o comportamento dos investidores que seguem analisando a decisão do governo de taxar a exportação de petróleo cru em 9,2% para preservar a arrecadação, já que a reoneração dos impostos foi parcial. O governo avalia também mudar as regras de distribuição de dividendos e ajustar a política de preços da Petrobras. O objetivo é evitar altas elevadas de preços da estatal e garantir mais investimentos em transição energética. As propostas foram mal-recebidas pelo mercado financeiro.
No cenário corporativo, as atenções de hoje dos investidores estavam voltadas para a Hapvida. A companhia reportou uma queda de 56,1% no lucro líquido ajustado do quarto trimestre do ano passado, em uma retração bem pior do que a esperada pelo mercado.
No mercado externo, dados da economia da China mostraram que a atividade manufatureira do país expandiu no ritmo mais rápido em mais de uma década em fevereiro, superando expectativas após o fim das severas medidas de isolamento social contra Covid-19, no final do ano passado.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria da China disparou para 52,6, ante 50,1 em janeiro. O PMI superou em muito a previsão de analistas de 50,5, e marcou a leitura mais alta desde abril de 2012.
As ações de Hong Kong tiveram nesta quarta-feira seu melhor pregão em quase três meses, enquanto as ações da China também dispararam. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 4,2%, enquanto o China Enterprises Index ganhou 5,1%, com ambos registrando o maior ganho percentual diário desde dezembro. Enquanto isso, o índice CSI300 avançou 1,4%, ao passo que o índice de Xangai teve alta de 1,0%.
Nos Estados Unidos, os investidores continuam atrás de sinais da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Nas negociações do dia do Ibovesoa, o dólar fechou em queda frente ao real de 0,65%, cotado a R$ 5,191 na compra e na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações da Magazine Luiza (MGLU3) caíram 10%, as da Méliuz (CASH3), 9,20% e as da Locaweb (LWSA3), 8,59% no pregão do Ibovespa de hoje. Destaque negativo também no Ibovespa para a Hapvida e para a 3R Petroleum, que caíram 32,7% e 10,46%, na sequência. A primeira recuou após divulgar um balanço que frustrou analistas e a segunda foi impactada pela decisão da Petrobras (PETR3;PETR4) de pausar as vendas de ativos por noventa dias.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, os índices S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,47% e 0,66%. O Dow Jones ficou estável, com alta de 0,02%.
Redação ICL Economia com informações das Agências de Notícias