O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (07) em queda com investidores monitorando as discussões sobre o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária no Brasil, além de repercutirem o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) ao Congresso americano. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,45%, aos 104.227 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, as atenções do dia ficaram por conta do depoimento de Jerome Powell, presidente do Fed sobre a política monetária dos EUA ao Comitê de Assuntos Bancários, Habitacionais e Urbanos do Senado. Durante o discurso, ele afirmou que o BC norte-americano pode revisar o ponto final de parada do aumento de juros no país e a taxa voltar a acelerar.
Ainda no exterior, dados comerciais da China mostraram queda nas exportações e importações no período de janeiro a fevereiro, apontando para continuidade da fraqueza na demanda pelos produtos do país.
No Brasil, entre os indicadores, o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou variação positiva de 0,04% em fevereiro, desacelerando ligeiramente ante a taxa de 0,06% do mês anterior, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou acima de expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 0,01%, e levou o índice a acumular alta de 1,53% em 12 meses.
Já o indicador Antecedente de Emprego do Brasil avançou 0,8 ponto em fevereiro, a 74,7 pontos, compensando queda que havia sido registrada em janeiro, mostraram dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Por fim, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), também calculado pelo Ibre/FGV, subiu 1,06% em fevereiro, o que representa uma desaceleração em relação à taxa mensal de 4,20% registrada no mês anterior. Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 10,74% em janeiro de 2023 para 8,73% em fevereiro de 2023.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar teve alta de 0,44% frente ao real, cotado a R$ 5,193 na compra e a R$ 5,194 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras (PETR3;PETR4) recuaram 3,31% e 3,03% na sessão de hoje do Ibovespa. As ordinárias da 3R Petroleum (RRRP3) e da PRIO (PRIO3) tiveram baixas de 1,85% e 3%.
Entre as maiores altas do Ibovespa por peso, surfando na melhora da curva de juros, ficaram ações de bancos e de instituições financeiras. As preferenciais do Bradesco (BBDC4) avançaram 2,33%, as ordinárias do Banco do Brasil (BBAS3), 2,30% e as unitárias do Santander (SANB11), 1,33%.
Mercado externo
Em Nova York, os índices despencaram após as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de que a taxa de juros americana pode voltar a acelerar. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram, respectivamente, 1,72%, 1,53% e 1,25%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências