O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (13) em queda, com as atenções voltadas à atuação dos agentes econômicos americanos em meio à crise de quebra do Silicon Valley Bank (SVB), banco financiador de startups. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,48%, aos 103.121 pontos. Segundo analistas do mercado financeiro, o resultado do Ibovespa também foi influenciado pelo desempenho negativo das ações preferenciais da Petrobras, que recuaram 3,16% na sessão desta segunda.
Os investidores seguem atentos ao cenário de juros nos Estados Unidos, conforme dados econômicos do país reforçarem a perspectiva que o Fed deve continuar elevando as taxas de juros para tentar conter a inflação. Na sexta-feira, autoridades americanas anunciaram o encerramento das atividades do Silicon Valley Bank (SVB), banco financiador de startups. A notícia da falência provocou apreensão entre os clientes do SVB que não conseguiram movimentar o dinheiro aplicado no banco.
No domingo, autoridades dos Estados Unidos lançaram medidas de emergência para reforçar a confiança no sistema bancário após a falência do Silicon Valley Bank ter ameaçado desencadear uma crise financeira mais ampla. Apesar da crise, reguladores disseram que os clientes do banco falido terão acesso a todos os seus depósitos a partir desta segunda-feira, e criaram um novo instrumento para dar aos bancos acesso a fundos emergenciais. O Federal Reserve também tornou mais fácil para os bancos tomarem empréstimos em emergências.
No Brasil, o boletim Focus mostra que os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação deste ano de 5,90% para 5,96% e também passaram a projetar uma expansão maior do Produto Interno Bruto (PIB), de 0,85% para 0,89% na última semana.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar ganhou 1,16% frente ao real, cotado a R$ 5,268 na compra e a R$ 5,269 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As maiores quedas do Ibovespa foram de companhias exportadoras de commodities, muito dependentes do crescimento econômico do mundo. As ações ordinárias da São Martinho (SMTO3) caíram 5,81%, as da 3R Petroleum (RRRP3), 5,40%, e as da PRIO (PRIO3), 4,34%.
As ordinárias da CSN (CSNA3) tiveram baixa de 3,40% e as ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4), 3,17% e 3,16%.
Do outro lado, entre as altas, ficaram companhias mais ligadas à curva de juros brasileira, que acompanhou, em parte, a americana.
Mercado financeiro
Em Nova York, os índices Dow Jones e S&P 500 recuaram, respectivamente, 0,28% e 0,15%. O Nasdaq, contudo, avançou 0,45%.
Redação ICL Notícias com informações das Agências