Com inflação em alta, nesta Páscoa, consumidores estão optando por bombons, barras, ovos feitos em casa em vez de marcas conhecidas. A diminuição do poder de compra também leva as pessoas a adaptarem o cardápio do domingo de Páscoa ao orçamento. Os itens mais caros estão sendo substituídos por peixe, carnes e legumes mais baratos.
Diante do preço alto do ovo tradicional, as opções se voltaram para as lembrancinhas e os bombons. E tem gente que ainda partiu para fabricação própria. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, os preços dos ovos subiram, em média, 12% em relação ao ano passado. Nas lojas de São Paulo, o aumento chega a até 40%. E isso ajuda a explicar uma expectativa de apenas 5% de crescimento nas vendas nacionais.
Com a inflação em nível recorde, a intenção de compra dos brasileiros na Páscoa caiu 6,7% este ano, em relação a 2021, segundo pesquisa realizada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).
De acordo com supermercados, diante do aumento exorbitante, tem sido grande a venda de chocolate para transformação, aquelas barras maiores para as pessoas fazerem ovos e bombons em casa. E essa deve ser a saída para a Páscoa de muita gente. Com uma barra, a pessoa consegue fazer até seis ovos. Até o quilo do chocolate simples subiu. De R$ 184,74, em 2021, agora, o valor foi para R$ 214,96, ou seja, um reajuste de 16,35%.
Pesquisa
É perceptível o aumento de todos os itens da Páscoa de 2021 para a Páscoa de 2022. Um aumento médio de 32,68% é o que mostra a pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Pelos dados coletados, o brasileiro deve gastar, em média, R$ 215,33 nesta Páscoa. O objetivo do consumidor é adquirir cerca de cinco ovos ou barras de chocolate para presentear os filhos (54%), os cônjuges (42%), a mãe (38%) e os sobrinhos (33%). E 26% vão presentear a si próprios neste ano.
Ainda, segundo a pesquisa da CNDL, os ovos de chocolates que são industrializados ainda são os mais consumidos pelas pessoas (57%). Os famosos bombons e caixa de chocolates (47%), ovos caseiros e artesanais aparecem em sequência (33%).
O movimento com os peixes segue a mesma tendência dos ovos de chocolate. O bacalhau, tradicional na Páscoa, subiu 10%, em média. Já a merluza teve aumento de 8%, virando uma alternativa mais em conta. O acompanhamento, a batata e cenoura tiveram aumento de 30%. Portanto, estão sendo substituídos. O atual cenário de preços altos muda as necessidades e prioridades das pessoas em datas comemorativas, explicam especialistas consultados.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias