Com inflação alta, consumidores buscam itens mais baratos na Páscoa

Itens da Páscoa tiveram aumento de quase 33% segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
12 de abril de 2022

Com inflação em alta, nesta Páscoa, consumidores estão optando por bombons, barras, ovos feitos em casa em vez de marcas conhecidas. A diminuição do poder de compra também leva as pessoas a adaptarem o cardápio do domingo de Páscoa ao orçamento. Os itens mais caros estão sendo substituídos por peixe, carnes e legumes mais baratos.

Diante do preço alto do ovo tradicional, as opções se voltaram para as lembrancinhas e os bombons. E tem gente que ainda partiu para fabricação própria. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, os preços dos ovos subiram, em média, 12% em relação ao ano passado. Nas lojas de São Paulo, o aumento chega a até 40%. E isso ajuda a explicar uma expectativa de apenas 5% de crescimento nas vendas nacionais. 

Com a inflação em nível recorde, a intenção de compra dos brasileiros na Páscoa caiu 6,7% este ano, em relação a 2021, segundo pesquisa realizada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).

De acordo com supermercados, diante do aumento exorbitante, tem sido grande a venda de chocolate para transformação, aquelas barras maiores para as pessoas fazerem ovos e bombons em casa. E essa deve ser a saída para a Páscoa de muita gente. Com uma barra, a pessoa consegue fazer até seis ovos. Até o quilo do chocolate simples subiu. De R$ 184,74, em 2021, agora, o valor foi para R$ 214,96, ou seja, um reajuste de 16,35%.

Pesquisa

É perceptível o aumento de todos os itens da Páscoa de 2021 para a Páscoa de 2022. Um aumento médio de 32,68% é o que mostra a pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Pelos dados coletados, o brasileiro deve gastar, em média, R$ 215,33 nesta Páscoa. O objetivo do consumidor é adquirir cerca de cinco ovos ou barras de chocolate para presentear os filhos (54%), os cônjuges (42%), a mãe (38%) e os sobrinhos (33%). E 26% vão presentear a si próprios neste ano.

Ainda, segundo a pesquisa da CNDL, os ovos de chocolates que são industrializados ainda são os mais consumidos pelas pessoas (57%). Os famosos bombons e caixa de chocolates (47%), ovos caseiros e artesanais aparecem em sequência (33%).

O movimento com os peixes segue a mesma tendência dos ovos de chocolate. O bacalhau, tradicional na Páscoa, subiu 10%, em média. Já a merluza teve aumento de 8%, virando uma alternativa mais em conta. O acompanhamento, a batata e cenoura tiveram aumento de 30%. Portanto, estão sendo substituídos. O atual cenário de preços altos muda as necessidades e prioridades das pessoas em datas comemorativas, explicam especialistas consultados.

Redação ICL Economia

Com informações das agências de notícias

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