Banco Mundial aponta que crescimento médio do PIB global deve cair para 2,2% no período de 2022 a 2030

O percentual de 2,2% no período de 2022 a 2030 fica abaixo dos 2,6% no intervalo de 2011 e 2021 e quase um terço abaixo da taxa de 3,5% observada entre 2000 e 2010, informa o estudo do Banco Mundial
29 de março de 2023

O crescimento potencial médio do Produto Interno Bruto (PIB)  global deve cair para 2,2% no período de 2022 a 2030 , abaixo dos 2,6% no intervalo de 2011 e 2021 e quase um terço abaixo da taxa de 3,5% observada entre 2000 e 2010, segundo o Banco Mundial.  É o que informa o mais recente relatório do Banco Mundial. A desaceleração econômica vai ter como consequências profundas implicações para a capacidade do mundo de enfrentar a mudança climática e reduzir a pobreza, consta no documento. O Banco Mundial, em janeiro, já havia reduzido de 3,0% para 1,7% a previsão de crescimento do PIB para 2023.

O baixo investimento também diminuirá o crescimento nas economias em desenvolvimento, com a expansão média do PIB caindo para 4% no restante da década de 2020, de 5% em 2011-2021 e 6% em 2000-2010, informa o relatório do Banco Mundial.

O novo relatório do Banco Mundial,  diante do menor PIB, informa que as crises sobrepostas dos últimos anos, incluindo a pandemia de Covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia, encerraram quase três décadas de crescimento econômico sustentado, aumentando as preocupações com a desaceleração da produtividade, essencial para o crescimento da renda e maiores remunerações.

No entanto, esforços concentrados para aumentar o investimento em setores sustentáveis, cortar custos comerciais, alavancar o crescimento em serviços e expandir a participação da força de trabalho podem impulsionar o crescimento potencial do PIB em até 0,7 ponto percentual, para 2,9%, informa o relatório do Banco Mundial.

Para atrair mais investimentos, as autoridades devem priorizar o controle da inflação,  informa o relatório do Banco Mundial

O aumento da produtividade e da renda e a queda da inflação ajudaram um em cada quatro países em desenvolvimento a alcançar o status de alta renda nas últimas três décadas, mas essas forças econômicas agora estão recuando, consta no relatório. Para atrair mais investimentos, as autoridades devem priorizar o controle da inflação, garantindo a estabilidade do setor financeiro e reduzindo a dívida.

O aumento do investimento favorável ao clima em transporte e energia, agricultura e manufatura inteligentes para o clima e sistemas de terra e água podem impulsionar o crescimento potencial em até 0,3 ponto percentual ao ano, de acordo com dados do relatório do Banco Mundial. 

A redução dos custos associados ao transporte, logística e regulamentações pode impulsionar o comércio, aponta o relatório, pedindo mudanças para remover o atual viés em relação a produtos intensivos em carbono inerentes às tabelas tarifárias de muitos países e eliminar as restrições ao acesso a bens e serviços ecologicamente corretos.

O aumento das exportações de serviços digitais pode resultar em grandes ganhos de produtividade, enquanto o aumento das taxas de participação na força de trabalho para mulheres e outros pode aumentar as taxas de crescimento potencial global em até 0,2 ponto percentual ao ano até 2030, consta no relatório do Banco Mundial.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.