Dólar desaba um dia após Datafolha indicar Lula com 54% dos votos válidos

Tendência de queda reflete a naturalidade com que o mercado assimilou a possibilidade de vitória do petista
27 de maio de 2022

Um dia após ser divulgada a pesquisa Datafolha que mostra o ex-presidente Lula (PT) com chances reais de vencer a eleição presidencial já no primeiro turno, o dólar apresenta nesta sexta-feira (27) tendência de queda, o que reflete a naturalidade com que o mercado assimilou a possibilidade de vitória do petista.

Reportagem da agência de notícias Reuters relata que “às 11:48 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,53%, a 4,7366 reais na venda, rondando as mínimas do dia”.

No levantamento do Datafolha, Lula aparece com 54% dos votos válidos no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário, marcou 30%.

Segunda a agência de notícias, a moeda mostrou alguma instabilidade a partir das 9h30 (horário de Brasília), conforme investidores digeriam dados de inflação norte-americanos amplamente em linha com o esperado. O índice de preços PCE –medida preferida pelo Fed– subiu 0,2% no mês passado, depois de ter disparado 0,9% em março.

No acumulado da semana, que deve ser sua terceira seguida no vermelho, a moeda norte-americana à vista cai cerca de 2,7% frente ao real, em linha com uma intensa desvalorização do índice do dólar contra uma cesta de rivais fortes no mesmo período.

De acordo com analista, o dólar tem perdido força por conta dos riscos de uma recessão econômica nos Estados Unidos –aumentados após dados da véspera mostrarem contração maior que a esperada no PIB do país no primeiro trimestre deste ano– podem levar o banco central norte-americano a evitar movimentos muito agressivos nos juros.

As indicações mais recentes do Fed são de que a autoridade monetária adotará ajustes de 0,50 ponto percentual nos custos dos empréstimos em cada uma de suas próximas duas reuniões e depois poderá fazer uma pausa para avaliar os efeitos do aperto na economia. Desde março deste ano, o Federal Reserve já aumentou sua taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual.

Na B3, às 11:48 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,65%, a 4,7375 reais. Ontem, a moeda norte-americana caiu 1,23%, a 4,7619 reais na venda, valor mais baixo desde 20 de abril (4,6186 reais).

Brasil 247
Com informações da Reuters

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.