O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (6) em alta de 0,43%, aos 98.718 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira abriu a sessão no azul, chegou a cair durante as negociações, mas fechou o dia no campo positivo, acompanhando a performance das bolsas norte-americanas.
Segundo analistas do mercado financeiro, o principal evento do dia foi a divulgação da ata do Federal Reserve (o banco central americano), que veio com uma preocupação maior com a inflação do que com a recessão. O documento indica que o FED ainda vê a economia dos Estados Unidos bastante forte, o que ajudou a puxar as negociações do dia para cima.
Destaques do dia do Ibovespa
A sessão do Ibovespa de hoje foi bastante negativa para o setor de petróleo, que segue preocupado com a recessão devido a queda da commodity lá fora. Entre as maiores quedas do da Bolsa brasileira, ficaram as ações ON da 3R Petroleum (RRRP3), com menos 5,60%,. As ON e PN da Petrobras (PETR3;PETR4) caíram, respectivamente, 1,51% e 1,28%.
Além disso, as companhias aéreas também foram destaques negativos – as preferenciais da Azul (AZUL4) e da Gol (GOLL4) caíram 5,67% e 4,81%.
Já as maiores altas ficaram por conta dos papéis de companhias ligadas ao setor do varejo. As ações ON da Via (VIIA3) e da Americanas (AMER3), por exemplo, subiram, respectivamente, 13,24% e 11,77%.
Bolsas norte-americanas
A preocupação do Fed com inflação e a visão de que a economia ainda está aquecida animaram o mercado externo. Em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram, respectivamente, 0,23%, 0,36% e 0,35%.
O dólar também avançou 0,60% frente ao real, cotado a R$ 5,421 na compra e a R$ 5,422 na venda.
Redação ICL Economia com informações das Agências