O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (17) em alta com investidores repercutindo a divulgação de dados econômicos abaixo do esperado na China e de olho no início da temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos. Projeções sobre a economia brasileira também ficaram no radar. O principal índice da Bolsa brasileira avançou 0,43%, aos 118.219 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, as ações dos grandes bancos, que possuem grande participação no Ibovespa , ajudaram a dar o tom positivo do índice. No cenário doméstico, o destaque do dia foi a divulgação do Boletim Focus, relatório do Banco Central do Brasil (BC) que reúne as projeções de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do país.
O relatório apontou alta nas estimativas para o PIB brasileiro, de 2,19% para 2,24%. Atualmente, a expectativa oficial do governo é de até 2,4% de crescimento do PIB no ano, de acordo com estimativa publicada em junho.
O IBC-Br, indicador do Banco Central conhecido como “prévia do PIB”, por outro lado, teve um recuo de 2% em maio na comparação com abril, na maior quedar registrada pelo índice desde março de 2021, quando marcou uma retração de 3,6%.
No mercado externo, a divulgação do PIB da China gerou mau humor nos indicadores financeiros. A economia do país cresceu 6,3% no 2° trimestre, na comparação anual. O resultado, apesar de alto, está abaixo dos 7% projetados pelos especialistas.
Ainda no exterior, agentes do mercado financeiro seguem na expectativa pela próxima reunião de política monetária do Fed, que deve acontecer no final deste mês, e monitoram o início da temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar ganhou força frente ao real, com alta de 0,25%, negociado a R$ 4,806 na compra e a R$ 4,807 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Hoje, as ações preferenciais do Bradesco (BBDC4) e do Itaú (ITUB4) foram destaque do Ibovespa por peso, com mais 1,59% e 1,94%. Do outro lado, pesando contra a alta do Ibovespa, ficaram as ações das exportadoras de commodities, após mais um dia de notícias negativas provenientes da China.
Mercado externo
Nas negociações do dia do Ibovespa, o Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq fecharam em alta de 0,22%, 0,39% e 0,93%.
Redação ICL Economia com informações das Agências