O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (10) em alta, o quinto avanço seguido. Ao longo do dia, os investidores repercutiram os dados de inflação no Brasil, além da expectativa em relação ao discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. O mercado também seguiu acompanhando os desdobramentos da invasão de terroristas bolsonaristas ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional em Brasília no último domingo (8). O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,55%, a 110.817 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro ,o principal destaque de hoje do Ibovespa ficou com os novos dados de inflação divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta de 0,62% no último mês de 2022 ficou acima do avanço observado em novembro, quando a inflação subiu 0,41%, e também foi maior do que a mediana das expectativas de economistas, de alta de 0,45%.
Com o resultado de dezembro, a inflação teve uma alta acumulada de 5,79% no ano passado, o que significa que, por mais um ano, o IPCA ficou acima da meta estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BC). A meta era de 3,50% para 2022, com limite de tolerância de 1,50 ponto percentual – levando o teto da meta para 5%.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que nesta semana haverá a divulgação de medidas econômicas, ponto que pode dominar as atenções do mercado nos próximos dias.
No exterior, as atenções estavam voltadas para declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, mas ele não falou sobre o cenário econômico ou sobre a política de juros nos Estados Unidos, tendo apenas defendido que o Fed precisa de independência para combater a inflação.
Nas negociações do dia, o dólar caiu 1,06% frente ao real, negociado a R$ 5,201 na compra e a R$ 5,202 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa, ficaram as ações ordinárias do GPA (PCAR3), com mais 8,76%, as da Magazine Luiza (MGLU3), com mais 7,77%, e as da Americanas (AMER3), com mais 7,49%.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,56%, 0,70% e 1,01%.
Redação ICL Economia com informações das Agências