O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (6) em queda em dia de liquidez reduzida por conta do feriado de Sexta-Feira Santa. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,15%, aos 100.821 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores ficaram de olho em dados dos Estados Unidos e na expectativa pelo payroll (relatório de emprego norte-americano), que deve ser divulgado amanhã.
O Departamento de Trabalho dos EUA apontou para que os pedidos de auxílio-desemprego na semana até 1º de abril foram para 228 mil, no dado com ajuste sazonal. Os dados da semana anterior foram revisados para 246 mil.
No Brasil, as atenções seguem com o quadro fiscal, sem muitos destaques. Declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficaram no radar. Em entrevista à BandNews TV, Haddad afirmou que a queda da taxa de juros será consequência do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária.
“Se o Congresso e o Judiciário nos derem sustentação para esse plano [fiscal], eu não tenho a menor dúvida de que o Brasil entra em 2024 em uma rota de crescimento sustentável com justiça social”, afirmou o ministro
Na Europa, o economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, disse que o órgão precisará elevar os juros novamente em maio se a inflação trilhar o caminho visto nas projeções econômicas do banco em março. O BCE elevou os juros em 350 pontos-base combinados desde julho, mas não forneceu orientação específica para sua reunião de 4 de maio, argumentando que a turbulência no setor financeiro exige cautela adicional.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar comercial teve alta de 0,16%, cotado a R$ 5,058 na compra e na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa, as ações da Alpargatas subiram 5.04%, as Lojas Renner (LREN3) 4.94% e as da 3R Petroleum (RRRP3) com 4.84%. Entre as quedas, destaque para os papéis da Grupo Natura (NTCO3) 5.48%, as da Totvs (TOTS3) 4.08% e as da Méliuz (CASH3) com 3.26%.
Mercado externo
Em Nova York, as bolsas fecharam em alta: Dow Jones subiu 0,01%, aos 33.485 pontos; S&P avançou 0,36%, aos 4.105 pontos; e a Nasdaq teve alta de 0,76%, aos 12.087 pontos.
Redação ICL Economia com informações das Agências