Ibovespa cai 0,26% puxado pelo tombo da Vale

Dólar fica estável, com alta de 0,03% frente ao real, cotado a R$ 4,972 na compra e na venda
23 de maio de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (23) em queda pressionado pela queda das ações da Vale. O dia foi mais uma vez marcado pelas expectativas em relação à renegociação das dívidas norte-americanas e à votação do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados no Brasil. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,26%, aos 109.928 pontos.

Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores continuaram atentos com a renegociação do teto da dívida dos Estados Unidos. Ontem, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, Kevin McCarthy, se reuniram para falar sobre as prioridades de seus partidos dentro dessa renegociação, mas ainda não chegaram a um acordo.

No Brasil, a agenda econômica foi esvaziada nesta terça-feira. Líderes da Câmara  decidem se votam o arcabouço fiscal ainda hoje ou amanhã.

Nas negociações do dia, o  dólar ficou estável, com alta de 0,03% frente ao real, a R$ 4,972 na compra e na venda.

Destaques do dia do Ibovespa

As ações ordinárias da Vale (VALE3) perderam 2,26% e as da CSN Mineração (CMIN3), 2,30% no pregão de hoje do Ibovespa. As preferenciais série A da Usiminas (USIM5) caíram 4,46%.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,69%, 1,12% e 1,26%.

Redação ICL Economia com informações das Agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.