O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (15) em queda, com o mau humor dos mercados norte-americanos devido a greve simultânea em três das maiores montadoras de veículos do país. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,53%, aos 118.758 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores ficaram atentos ao início da greve das maiores montadoras dos Estados Unidos. O quadro trouxe preocupações, uma vez que a paralisação, caso se reverta para uma greve geral, pode gerar um impacto de US$ 500 milhões em seus lucros por semana.
Ainda no exterior, outro destaque importante ficou com a China. Uma nova onda de otimismo alcançou os mercados após a produção industrial chinesa ter divulgado uma alta de 4,5% em base anual em agosto, enquanto o mercado projetava crescimento de 4,1%. O número representa uma aceleração da indústria em relação ao que foi observado em julho, quando a produção havia crescido 3,7%, também na comparação ano a ano.
O comércio do país também avançou mais que o esperado: as vendas no varejo chinês no último mês apresentaram alta anual de 4,6%, contra alta menos expressiva esperada pelo mercado, de 3,5%. Em julho, o avanço tinha sido de 2,5%.
Na agenda doméstica, o mercado seguiu de olho no quadro fiscal e repercutiu os novos números de vendas no varejo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio brasileiro cresceu 0,7% em julho, acumulando alta de 1,6% em 12 meses.
Já as vendas no varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, caíram 0,3% no mesmo mês, contra expectativas de queda de 0,3%. Em 12 meses, porém, o volume de vendas acumula alta de 2,3%.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar ficou estável frente ao real, cotado a R$ 4,87.
Destaques do dia do Ibovespa
No destaque das baixas do Ibovespa estiveram as ações ordinárias de Via (VIIA3), com menos 15,56%. Os papéis ordinários do Carrefour (CRFB3), por sua vez, perderam 7,04% e os da Magazine Luiza (MGLU3) caíram 3,88%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,83%, 1,22% e 1,56%.
Redação ICL Economia com informações das Agências