Ibovespa cai 0,61% e se mantém abaixo dos 110 mil pontos

Dólar avança 0,38% cotado a R$ 5,259 na compra e na venda
16 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (16) em queda e, com isso, atingiu o pior resultado semanal em dois meses. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,61%, a 109.280 pontos. Com o resultado de hoje, o Ibovespa acumula queda de 2,69% na semana e de 0,22% no mês.

No mercado externo, agentes aumentaram as apostas de que o Federal Reserve (BC dos EUA) assumirá uma postura mais agressiva no seu próximo anúncio de política monetária, na semana que vem. Ontem, o Departamento do Comércio dos EUA informou que as vendas do varejo cresceram 0,3% em agosto, enquanto os pedidos iniciais de seguro-desemprego caíram pela quinta semana seguida.

Segundo analistas do mercado financeiro, os números dão sinais contraditórios sobre a economia americana: a queda nos pedidos de seguro-desemprego indica um mercado de trabalho ainda forte, enquanto as vendas do varejo perdem força.

Nas negociações do dia, o dólar voltou a subir. No comercial, a moeda americana fechou em alta pela segunda sessão consecutiva, avançando 0,38%, a R$ 5,259 na compra e na venda. Na semana, subiu 2,15%.

Bolsas norte-americanas

Em Nova York as Bolsas tiveram a pior semana em três meses. O Dow Jones fechou a sexta-feira em baixa de 0,45%, aos 30.822 pontos, enquanto o S&P 500 e a Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,72% e 0,90%.

Redação ICL Economia com informações das Agências

 

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.