O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (28) em baixa. O movimento foi puxado pela queda nos papéis da Vale e dos bancos, empresas de grande participação no índice. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,72%, aos 116.681 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores também acompanharam hoje a divulgação de novos dados de crédito e falas de presidentes de grandes bancos centrais no exterior. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) também continuou no radar.
No cenário doméstico, o mercado acompanhou ainda os primeiros dados do Censo Demográfico 2022. Os dados mostram que o Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na última década, o país teve a menor taxa de crescimento anual da população da história.
No cenário externo, os investidores ficaram atentos às falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, que participou de uma conferência do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira.
Em seu discurso, Powell afirmou que o Fed percorreu “um longo caminho” com os aumentos de juros e reiterou que a manutenção da taxa básica dos Estados Unidos, decidida na reunião deste mês, foi uma medida para fazer um balanço dos efeitos da política monetária na maior economia do mundo.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, também participou do evento e disse que a autarquia ainda não vê evidências suficientes de que a inflação está se estabilizando na Europa.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar teve alta de 1,02% frente ao real, cotado a R$ 4,847 na compra e a R$ 4,848 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
No pregão do Ibovespa de hoje, ações ordinárias da Vale (VALE3) recuaram 3,16%, as da CSN (CSNA3), 2,37% e as da CSN Mineração (CMIN3), 2,30%.
Além de mineradoras e siderúrgicas, exportadoras de proteínas também foram impactadas negativamente pelo risco visto na gripe aviária. As ações ordinárias da JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3) caíram 4,22% e 4,27%.
Mercado externo
Em Nova York, os índices fecharam mistos, com Dow Jones e S&P 500 caindo, respectivamente, 0,22% e 0,04%, e o Nasdaq subindo 0,27%.
Redação ICL Economia com informações das Agências