O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (29) em queda mesmo com estimativas mais positivas para a economia brasileira divulgadas hoje pelo Banco Central. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,73%, a 107.664 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores avaliam os relatórios sobre a inflação divulgado mais cedo pelo Banco Central, que passou a estimar uma alta de 2,7% no PIB deste ano, acima dos 1,7% esperados antes. Já para o próximo ano a expectativa é de uma alta menor, de 1%.
O BC também revisou hoje de 8,8%, em junho, para 5,8%, sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, para este ano. Para o ano de 2023, cresceu a probabilidade de estouro da meta de inflação.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também divulgou hoje que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M, conhecida como inflação do aluguel) ficou em -0,95% em setembro, no segundo mês seguido de deflação. Já as confianças do comércio e dos serviços tiveram alta.
Por fim, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que o Brasil gerou 278.639 empregos com carteira assinada em agosto deste ano. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, 1,85 milhão de vagas formais de emprego foram criadas no país entre janeiro e agosto.
No mercado externo, cresce a tensão na Europa com o anúncio da Rússia de que irá anexar quatro regiões ocupadas da Ucrânia — aumentando os temores sobre a crise energética na Europa.
Nos Estados Unidos, os índices de ações despencaram por volta de 2% nesta quinta-feira, com as preocupações sobre uma desaceleração econômica global devido a aumentos agressivos dos juros pelos bancos centrais e os riscos de potencial contágio de turbulência nos mercados do Reino Unido elevando a aversão a risco.
Nas negociações do dia no Ibovespa, o dólar comercial subiu 0,86% frente ao real, negociado a R$ 5,395 na compra e a R$ 5,396 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
As preferenciais da Azul (AZUL4) e da Gol (GOLL4) foram as maiores quedas do Ibovespa, com menos 8,60% e 7,96%, respectivamente. Já as ordinárias de Magazine Luiza (MGLU3) e de Americanas ([AMER3) caíram, na sequência, 6,47% e 7,06%.
Bolsas norte-americanas
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 1,54%, 2,11% e 2,84%.
Redação ICL Economia com informações das Agências