O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (24) em queda, em dia de agenda vazia no Brasil, mas com investidores repercutindo novos dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos e de olho no Simpósio de Jackson Hole – evento que reúne diversas autoridades políticas e da economia para falar sobre a economia do país. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,94%, aos 117.026 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o mercado ficou atento à participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da cúpula do BRICS. O grupo, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, convidou outros seis países para integrarem o bloco a partir de 2024: Irã, Arábia Saudita, Egito, Argentina, Etiópia e Emirados Árabes.
No cenário externo, investidores repercutiram a divulgação de alguns dados econômicos dos Estados Unidos, com destaque para o número de pedidos de seguro-desemprego, que caiu para 230 mil na última semana, abaixo das expectativas do mercado, de 240 mil.
Outro destaque ficou com o Simpósio de Jackson Hole, um evento que reúne diversas autoridades políticas e da economia para falar sobre o atual momento e os rumos da economia dos Estados Unidos. O presidente do Fed, Jerome Powell, deve discursar só amanhã.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar subiu 0,51%, cotado a R$ 4,8798.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre os principais destaques desta quinta-feira no pregão do Ibovespa ficaram as ações da Raizen (RAIZ4) com mais 3.32%, seguidas da Alpargatas (ALPA4) com alta de 2.27% e da IRB Brasil (IRBR3) com salto de 2%. Entre as maiores quedas, destaques para os papéis da AZUL (AZUL4) com menos 5.3%; da Gol (GOLL4) com perdas de 4.55% e da Grupo Soma (SOMA3) com tombo de 3.96%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram, respectivamente, 1,08%, 1,35% e 1,87%.
Redação ICL Economia com informações das Agências